domingo, 19 de dezembro de 2010

EXTRA! EXTRA! EXTRA!

Edição Extraordinária:

Belém. Sucursal: A comunidade internacional não fala de outra coisa! Chefes de Estado do mundo todo se preparam para o que acabou de acontecer. Diplomatas do globo estão em polvorosa!

À meia-noite do dia 24, foi avistada, no céu da cidade judaica de Belém, em Israel, uma intensa bola de luz, que fazia uma trajetória descendente, em direção àquele lugar.

Cientistas do mundo todo estão prontos para desvendar o estranho fenômeno. Há quem pense tratar-se de mais uma manobra terrorista, para que se desviem as atenções de todos com um míssil ou qualquer outro tipo de artefato bélico.

Entretanto, fontes seguras afirmam tratar-se, não de mais uma arma de guerra ou mesmo de um objeto voador não identificado, como também foi especulado, mas sim de uma estrela. Uma linda estrela de paz...

Esta estrela, segundo astrônomos do mundo todo, é um fenômeno raro: aparece nos céus do mundo todo, sempre à meia-noite de vinte e quatro de dezembro, riscando o firmamento com sua luz extremamente intensa.

Além disso, segundo as mesmas autoridades, ela sempre cai no mesmo lugar. Isto porque traz uma mensagem: nasceu o menino!

E assim, há mais de 2000 anos, a mesma estrela singra os céus, avisando a todos da chegada deste menino, tão pequeno, tão frágil, ão pobrezinho, mas tão rico no amor a todo aqueles que Ele considera seus filhos.

Infelizmente, poucos de nós entendemos e, até mesmo, observamos o cair deste astro de luz. Aliás, quiçá atentamos para o nascimento desta criança, que se dá, para nós, todos os anos, como o maior presente que poderíamos receber em nossas vidas.

Hoje, mais uma vez, o menino nasceu; e, nascerá, cada ano, trazendo consigo a sua mensagem de amor, de paz e de fraternidade. É uma mensagem muito simples, aliás. E, de fato, não é preciso ser um cientista ou um grande líder para escutá-la. Pois ela não está nas teorias, nos livros ou na melhor retórica; mas sim, dentro do coração de cada um de nós.

Ouçamo-la, portanto. Porque, mergulhados no caos do quotidiano, na cada vez mais acirrada ganância dum mundo que se orienta, dia-a-dia, para a guerra e para a destruição, fechamos nossos olhos para não vermos o cair da estrela e nossos corações, para não recebermos este menino.

Esse menino que se chama JESUS CRISTO.

É o que desejamos a todos, nesta data plena de magia: fiquem com o Cristo de cada ano, o Cristo de sempre, pois só Ele é capaz de manter a chama deste espírito que nos imbui e que deve perdurar, cada ano, o ano todo! Não somos irmãos apenas no dia do natal; somos irmãos todos os dias, enquanto renascermos com Jesus.

Esta é a mensagem do menino...

(Escrita, originalmente, no ano de 2002, aos 24 anos, e até então inédita.)

São esses os meus votos para todos os amigos, leitores e seguidores deste blog! Muito obrigado pelos comentários, pelo carinho e principalmente pela atenção que todos dispensaram aos meus singelos escritos. Espero, neste ano próximo vindouro, continuar contribuindo, quinzenalmente, com minhas linhas, mas, principalmente, espero poder contar com enriquecedora leitura de todos. Boas Festas! 

Gostaria, também, de fazer um agradecimento pessoal ao jovem (e talentosíssimo) poeta baiano Yon (http://yon-sopalavras.blogspot.com/) que presenteou o blog deste escritor com um selo de qualidade literária, o qual peço licença para reproduzir abaixo. Este autor sente-se envaidecido com a homenagem, ainda que creia não merecer tanto, e promete continuar militando nas trincheiras da literatura, a fim de honrar este maravilhoso presente antecipado de Natal. Muito obrigado!

  

Anaximandro Amorim,
Escritor e membro da Academia Espírito-Santense de Letras,
Cadeira 40

4 comentários:

  1. Muito espetacular sua crônica.
    Você está de parabéns mesmo Anax!
    Continue sempre assim.
    Crônica muito perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Querido, um forte abraço...
    Joyeux Noël!!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Anax: Bela mensagem. Jesus é amor. Jesus é trabalho. Jesus é caridade. Jesus é perdão. Sua boa nova veio nos mostrar que não há escolhidos, todos somos irmãos em sua imensa misericórdia, indistintamente. Feliz natal para vc e sua linda família. E um lindo ano novo, com muita inspiração para nos alegrar com suas belas linhas. Um beijo, Mari.

    ResponderExcluir
  4. Aqui, trazido por um amigo que ainda nem conheço pessoalmente, o Evandro Teles, e depois de ler alguns dos outros e, sobretudo, este texto, peço licença para me curvar diante de tão nobre alma, humana e literária, enquanto me torno seu fã. Sinta-se fraternalmente abraçado.

    Antonio Franco Nogueira

    ResponderExcluir