segunda-feira, 2 de maio de 2011

LADINHO

Osama está morto, viva Obama! O mundo todo foi pego de surpresa: o presidente norte-americano anunciou oficialmente a morte do terrorista número 1 do mundo. Corri para o Google, para procurar uma imagem do cadáver e encontrei. Minutos depois fiquei sabendo que a foto era fake, o corpo havia se desmanchado e o que sobrou tinha sido “enterrado no mar” (sic). Morte sem cadáver? Caro leitor, pense comigo: será que esse cara está morto, mesmo?


Eu não me lembro agora onde eu li isso, mas certo jornalista, perguntado sobre a possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial, foi enfático: “ela já começou”. Realmente, a chamada “Guerra ao Terror”, canhestra cruzada antiterrorista, engendrada pelo então presidente George W. Bush, desviou o eixo das atenções do palco europeu para um novo front. Não há mais a divisão “Leste-Oeste”, mas, agora, “Norte-Sul” ou até, melhor dizendo, “Cristãos-Não Cristãos”. Parece um repeteco das antigas Cruzadas, só que o motivo, agora, é a “segurança mundial”, e a riqueza, o petróleo.

Mas... o que é o terror? Que inimigo invisível é esse, que pode estar em todos os lugares? Obama nas alturas! Fechamos um ciclo de 10 anos, botando, de quebra, a popularidade do presidente americano em níveis estratosféricos! A festa nos EUA parecia mais final de Copa do Mundo. Tudo isso numa semana em que Barack teve de provar que era verdadeiramente americano, que Obama não tem nada a ver com Osama e nem Hussein com outro famoso terrorista e ditador. E agora? Estamos realmente seguros?

Sinceramente, estou torcendo para que Bin Laden esteja vivinho da silva! Não, amigo leitor, não sou simpático ao terrorismo e entendo o sofrimento individual dos afetados nos atentados, certamente. Mas líderes talibãs já disseram que vão revidar. Melhor Osama vivo do que mártir! Prefiro imaginar que esse cara esteja bem escondido em algum lugar do mundo, no Afeganistão, nas Ilhas Tuvalu ou no quinto dos infernos! E já que essa operação toda está parecendo mais um teatro, fico imaginando a cena: Osama, numa rede, na frente da praia, recebendo o telefonema de um estressado Obama, da Casa Branca:

OSAMA: Alô?

OBAMA: Alô, Osama? Aqui é Obama!

OSAMA: Fala, meu rei! Quanto tempo! O que você manda?

OBAMA: Rapaz, tá difícil pegar você, hein?

OSAMA: Ôxe! É que tô numa boa, sentado na minha rede, tomando água de coco e vendo o tempo passar...

OBAMA: Peraí? Você não está querendo me dizer que...

OSAMA: Pois é... vim pro Brasil. Tô em Salvadô da Bahia, curtindo o maior vidão!

OBAMA: Nada disso, seu cara-de-pau! Venha já pra cá que meu Ibope anda muito baixo e eu preciso garantir minha reeleição!

OSAMA: De jeito nenhum que eu vou trocar uma tarde em Itapuã por uma vida naquela prisão de Guantánamo! Nem pensar!

OBAMA: Mas e agora... o que é que eu faço? Esse negócio de “Guerra ao Terror” já gastou milhões de dólares e matou muita gente! Preciso da grana pra minha próxima campanha e de eleitor pra votar em mim...

(pausa dramática)

OSAMA: Já sei! Eu tenho uma ideia. Que tal você fazer o seguinte: diz que eu tô morto, que destruíram com o meu corpo e que vocês tiveram de jogar o que sobrou no mar.

OBAMA: Tá brincando? E alguém vai acreditar nisso?

OSAMA: Você nunca ouviu falar de twitter? Bota a informação lá que em um segundo o mundo inteiro fica sabendo. Mas eu quero algo em troca.

OBAMA: O quê?

OSAMA: Deixe uns poços de petróleo pra mim, pra que eu possa me sustentar por aqui mesmo, porque daqui eu não saio, daqui ninguém me tira!

OBAMA: Mas, e se reconhecerem você?

OSAMA: Fica frio! Tirei a barba, raspei a cabeça, botei um turbante e virei outra pessoa. Teve até um cantor famoso aqui que disse que eu era bonito e parecia com gente da família dele!

OBAMA: Osama Bin Laden, eu...

OSAMA: Bin Laden não! Agora, meu nome é Ladinho. Fica frio que você nunca mais vai ouvir falar de mim. E me deixe porque tem ensaio do Olodum daqui a pouco e eu não posso ficar de fora!...

7 comentários:

  1. Penso da mesma forma. Acho que está vivo e fez um belo cordo com Obama...
    Até parece que depois de passar 10 anos procurandob eles não iriam querer mostar o cara morto para o mundo..
    Muito mal contado...

    ResponderExcluir
  2. Dizem, ainda, que o jogaram ao mar depois de todo o ritual islâmico.
    Se é que realmente o mataram e jogaram-no ao mar, DU-VI-DO, que fizeram isso!!!
    Devem tê-lo jogado igual quem joga caixa de donativo de cima do helicóptero.
    Praticamente uma mistura de "galinha gorda" com "homem ao mar"!

    ResponderExcluir
  3. Prefiro não omitir opinião sobre a morte (ou não) do Osama. A mim, agrada-me o seu texto que contém boa reflexão e um fino senso de humor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Edson, quanto tempo não tenho o prazer de receber um de seus comentários! É sempre um prazer!

    Alexandre e Suellem, é um enorme prazer também! Quem sabe esse cidadão não está aqui entre nós?

    Sds.
    Anaximandro

    ResponderExcluir
  5. Ótima crônica! Gostei muito. Hoje o Obama anunciou que não vai divulgar as fotos do cadaver, e realmente pensei sobre a questão de ele não ter morrido... Olha, vai saber né. Mas acho que se ele estivesse vivo os seguidores avisariam... E não consigo imaginar uma conspiração combinada por Obama e Osama. Mas vai saber... Adorei o diálogo entre eles, mas fiquei com medo... Brasil, será?

    ResponderExcluir
  6. Pois é Lodir... entre Obama, Osama e o Brasil... tudo pode acontecer! (hehehe)

    ResponderExcluir
  7. Gostei da conversa entre o Obama e o Osama 'Ladinho'! rsrsrs

    ResponderExcluir