sábado, 7 de maio de 2011

TUDO SOBRE O NADA

Depois de agradecer o convite do editor José Roberto, busquei um montão de ideias para minha primeira crônica para o “Caderno Ensaio” de “A Gazeta”, mas não consegui pensar em nada. Foi aí, então, que tive um insight e resolvi: vou escrever tudo o que sei sobre o nada. Espantado, leitor? Nada a ver! Pois saiba que até mesmo o nada tem muito a ser dito!

Pra início de conversa, convido você a um exercício: abra suas mãos e separe-as, o máximo que puder. Agora, responda-me: o que há no meio delas? Certamente, você vai me dizer “nada”. Errado! Tem é muita coisa aí: uma enorme quantidade de partículas em suspensão, pairando entre uma mão e outra, a tralha espalhada embaixo delas e o “Caderno Ensaio”, além desta humilde crônica, é claro!

O nada também serviu de inspiração pra muita obra artística. Rita Lee, ainda em 1979, sentenciou: nada melhor do que não fazer nada. De fato, de vez em quando, ficar à toa é muito bom, numa rede, na frente da praia, tomando água de coco e assistindo a uma série sobre o nada. Duvida? Pois é, ela existe. É o humorístico norteamericano Sienfield, em que quatro amigos, Jerry, George, Cramer e Elaine não fazem nada, o dia inteiro – e vivem se metendo em confusão. Bom pra quem quer ficar no ócio.

E por falar em ócio, de tanto não fazer nada, muitos filósofos nos brindaram com séculos de pensamento. Sócrates já dizia “só sei que nada sei”. Nietzsche falava do niilismo das coisas, uma força que dirige o nada e Jean Paul Sartre, em “O Ser e o Nada”, pregava a “nadificação” do ser, isto é, morreu, virou nada – pra ser curto e grosso. Mas foi o pensador italiano Domenico di Masi, em o “Ócio Criativo”, que disse que de vez em quando é bom não fazer nada, mesmo. Será que ele já ouviu Rita Lee?

Aliás, nem a religião escapou do nada. Pois não foi em Gênese, primeiro livro da Bíblia, que Adão e Eva viviam no jardim das delícias, numa boa, sem fazer nada? Isso até comerem do fruto proibido, né? Foi aí que tudo aconteceu... Nem pra aquela maçã estar bichada!

O nada pode acontecer a qualquer escritor. Exceto um: Rui Barbosa. Diz a lenda que, em Haia, na Holanda, tentaram pregar-lhe uma peça, dando-lhe um papel em branco, pra ele não discursar. Entretanto, Barbosa disse que aquilo era um convite a falar sobre o nada – e discursou durante duas horas! Imagino que ele deva ter dito tudo! Eu, por meu turno, prefiro falar, pelo menos, alguma coisa. Afinal de contas, falar do nada é melhor do que não ter nada pra falar.

Crônica publicada na 2ª edição do "Caderno Pensar" de "A Gazeta", Vitória/ES, sábado, 07 de maio de 2011, página 5.  

12 comentários:

  1. Olá Anax,
    com certeza o nada, hoje, virou objeto de fetiche! (rs). lembrou-me as cosmologias que dizem que tudo veio do nada...
    Adorei o texto, a cada dia suas cronicas ficam mais saborosas, venho sempre conferir.
    beijos no coração
    renata

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Rê! E eu estou ávido para saber um pouco mais sobre Jeanne D'Arc, santa, destemida e incompreendida! Bjs, Anax.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Anax! Adoro suas crônicas e esta está sensacional!
    Parabéns pela estréia na Gazeta.
    Beijos da sua fã número um.

    ResponderExcluir
  4. Anax, parabéns pela publicação em 'A Gazeta'!

    ResponderExcluir
  5. Delma e Élcio, muito obrigado! Obrigado pela leitura!

    ResponderExcluir
  6. Anax, a cada dia melhor. Feliz demais por ler algo tão "cheio" neste domingo do Dia das Mães. Abri as minhas mãos e encontrei tanto... Tanto ainda a dizer nesta vida. A gente se vê nesta semana, estou com saudades. Parabéns pela postagem magnífica. Guardei o Caderno de "A Gazeta". Memorável! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Fas ci nada especialmente com a anedota do Rui Barbosa.


    *

    ResponderExcluir
  8. Claro que o Domenico Di Masi ouviu Rita Lee. Quem não ouviu? Ele não somente ouviu como achou Dimasi...Rs.Quanto à mãçã de Adão e Eva, não, da serpente, se estivesse bichada, teria nascido bichinhos. Brincadeiras à parte, adorei seu texto.

    ResponderExcluir
  9. Josely, merci!

    Vésper, amei o jogo lexical! Valeu pelos comentários!

    ResponderExcluir
  10. Sim, Anaximandro cada vez mais. Parabéns pela estréia na Gazeta. E começou bem com o texto falando sobre os filósofos e do digníssimo Rui Barbosa.
    Um abraço.
    Denise Moraes.

    ResponderExcluir
  11. Estou fazendo um tour por aqui Anaximandro..ok? Vou te linkar nos meus espaços.
    Boa quarta-feira pra vc.

    ResponderExcluir